domingo, 29 de abril de 2012

Boeing 737-800 GOL.

Um Boeing 737-800 parqueado no Aeroporto de Londrina de um ângulo diferente do que é visto.

Ao lado (atrás) dele um 737-700 porém só é possível observar o trem de pouso.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Azul e Verde em Londrina

Esteve em Londrina o Azul e Verde fazendo uma pernoite, segue abaixo (como prometido) as fotos desta bela pintura.

O Azul chegou mais cedo do que de costume.

O GPU conectado e preparando para o pernoite.

Passageiros já desembarcados.

Fazendo todos os "Checks" para o pernoite, note que os flaps e slats estão estendidos.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Movimento noturno.

Sim, como citado no post anterior, são três pernoites em Londrina. Um voo da GOL, um da TRIP e outro da Azul. Desta vez para compensar o mau tempo da manhã de Sábado, decidi ir ao terminal no meio da noite de Domingo registrar melhor estes pernoites. Tive a sorte de acompanhar um Azul "special colors" o qual farei um post só para ele futuramente. Bom, por hoje, só uma foto de cada aeronave parqueada no pátio.

O GOL se preparando para o pernoite.

Assim como o "Azul".

E o TRIP terminando de desembarcar seus passageiros.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Muita chuva na manhã de Sábado

Estive no período matutino no Aeroporto Governador José Richa para conferir a movimentação e os pernoites. Ao total são três aeronaves, um E-190 da TRIP, um E-195 da Azul e um Boeing 737-800 da GOL.

Na madrugada de Sábado, era visto por toda a cidade vários relâmpagos. Ao chegarmos no Aeroporto a chuva começou a cair. Densa e com ventos fortes não parecia que iria cessar tão cedo. Foi anunciado pela Infraero: "A Infraero informa: por razões meteorológicas este aeroporto encontra-se fechado para as operações de pouso e decolagem". Pois é, uma coisa é certa: caso já tivéssemos o "tar de LS" o aeroporto estaria operando normalmente. Mas como está já no cronograma de obras a ser cumpridas (caso não atrase), a instalação do ILS Categoria I será feito até 2015.

Azul com o GPU conectado.

A chuva não dava trégua.

O TRIP parqueado e embarcando os passageiros pela dianteira.

sábado, 21 de abril de 2012

FAB Mi-35M Hind em Londrina!

Dois Mi-35M Hind da FAB estiveram em Londrina. Aproximaram e pousaram juntos pela 13. Os helicópteros foram adquiridos da Rússia novinhos em folha pelo Brasil para vigiar as regiões fronteiriças e tem como nome de batismo AH-2 Sabre. Mais conhecido como "tanque voador" eles são equipados com canhões duplos do tipo Gryazev-Shipunov GSh-23 de 23mm, pontos fixos para fixação de pods lançadores de foguetes ou tanques de combustíveis, blindagem contra projéteis de 20mm além de um compartimento para transporte de até oito soldados.

  • Ficha Técnica:

Propulsão: 2 motores Klimov TV-3-117VMA com 2200 hp
Velocidade máxima: 324 Km/h.
Velocidade de cruzeiro: 280 Km/h.
Alcance: 450 km.
Razão de subida vertical: 749,8 m/min
Fator de carga: +1,75 g
Altitude máxima: 4500 m.


Por estarem parqueados em lugares restritos a vista do público só foi possível capturar apenas um deles, já na aproximação só consegui registrar também apenas um porque realmente foi algo inesperado.

Na aproximação final.

Os belos helicópteros geraram curiosidade pelos usuários do aeroporto.

Enquanto estavam em solo, os motores foram checados.

Veja o vídeo do AH-2 Sabre helicóptero em ação:


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Para ampliar Aeroporto de Londrina, 150 imóveis serão desapropriados.

Prefeitura vai receber de início mais de R$ 9 mi para desapropriar 44 imóveis.
Moradores dizem que vão colaborar mas querem preço justo pelas casas.


A Prefeitura de Londrina vai receber R$ 9.700.000,00 do Estado para investir no Aeroporto Governador José Richa. A prioridade no momento é desapropriar as casas que ficam em volta no aeroporto, para que a pista possa ser ampliada.

O valor repassado será aplicado na desapropriação de 44 casas que ficam na face sul do aeroporto, que abrange a Avenida Salgado Filho. Na próxima semana, os moradores devem ser convocados para audiências na Justiça Federal para receberem as propostas.

“Até hoje nós não sabemos o valor da avaliação que foi feita. Então, estamos amarrados sem poder fazer nada, sem poder procurar outro imóvel para comprar”, disse Eli Aleixo, que mora próximo do aeroporto há mais de 30 anos.

Se os proprietários concordarem com os valores dos imóveis a prefeitura faz o depósito e tem um prazo para a desapropriação. Os moradores das proximidades dizem que estão dispostos a colaborar, mas querem um preço justo pelos imóveis.

De toda essa área a ser desapropriada, a parte Sul será a primeira a ser contemplada.

O município espera receber até o fim deste mês mais R$ 6.000.000,00 para desapropriar outros seis imóveis. Incluindo uma escola, que é o maior empecilho para as obras de ampliação. Ao todo, 150 imóveis terão que ser desapropriados. Assim, ainda vão faltar outros 100 imóveis na face norte, mas as avaliações destes precisam ser refeitas.

“A Infraero já vai providenciar o cercamento, a retirada dos obstáculos, e aí a gente já pode pedir a decolagem sem teto requerido. Que é um procedimento mesmo com o teto baixo que autoriza as aeronaves decolarem”, comentou o superintende da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) Marcos Pio.


Fonte: G1

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Movimento mês de Março.

A Infraero liberou hoje os dados estatísticos do movimento de passageiros do mês de Março.  Mais uma vez, em relação ao mesmo mês do ano passado, o Aeroporto de Londrina registrou um crescimento e bateu mais uma vez o recorde de movimentação no mesmo período. Já está acumulado - caso não haja crescimento nos demais meses - um total de 1.016.412 passageiros até o fim de 2012. 

O crescimento médio do trimestre foi de 28,465% em relação aos três primeiros meses do ano passado. Com a possível introdução de mais dois voos (os quais já foram requisitados sendo um deles já aprovado) é bem provável que este crescimento não venha a cair.


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fotos, Marcos Gomes.

É com grande prazer que publicamos as fotos do voo da volta feita pelo leitor e contribuidor Marcos Gomes. O voo de volta que, curiosamente, foi feito pela mesma aeronave da ida o E-190 com a matrícula PP-PJM. Com destino a Londrina, saiu de Cuiabá, Aeroporto Internacional Marechal Rondon - onde a TRIP reina em números de pousos e decolagens - e pousou no começo da noite.

Chegando no Terminal que apesar de estar em reforma desde o ano passado, nada mudou.

"Mesmo com o ar condicionado o calor ainda é grande"-Comentou.

E-190 chegando.

E-145 da Passaredo.

Bela foto da aviação geral e militar.

Torre de controle.

Boeing 737-800 e o E-190 ao fundo.

Boeing 737-800.

Notem que o serviço de solo é feito pelo pessoal da TRIP mesmo.

O pôr do Sol.

Chegando em Londrina, pátio cheio.

Aeronave sendo reabastecida e descarregada.

terça-feira, 17 de abril de 2012

TRIP Solicita Novo Voo

Isso mesmo, mais uma vez a TRIP, -a maior empresa em números de voos em Londrina- decidiu nos impressionar. Com o pedido de mais uma frequência diária ligando Campo Grande - Londrina - Curitiba com aeronaves E-190. Esta informação só foi possível ao contribuidor Marcos Gomes pela sua atenção com o HOTRANS. Os horários não são dos melhores mas, tendo em vista que a rota é lucrativa, vale a pena investir nela.

Segue abaixo os horários dos voos:

TIB 5660 - CGB 10:10 CGR 11:20 / 11:50 LDB 14:00 / 14:30 CWB 15:20 - diário - E190
TIB 5661 - CWB 15:50 LDB 16:40 / 17:10 CGR 17:20 / 17:50 CGB 19:00 - diário - E190

Caso aprovado, este novo trilho terá início no dia 04/06/2012.

sábado, 14 de abril de 2012

Continuação das noturnas.

Bom, como foi visto a dois posts atrás, fomos ao Aeroporto de Londrina registrar o movimento no final de tarde. Paramos na hora em que o Azul PR-AZG decolava na pista 13, que, anteriormente, aguardou o pouso do A319 da TAM matriculado como PR-MYM. Por falta de sorte não conseguimos registrar as três aeronaves simultaneamente pois o E-190 da Azul conseguiu decolar antes do horário previsto.

A319 desembarcando os passageiros.

E-190 da TRIP que atrasou devido a um grupo de passageiros.

Enquanto isso a equipe de solo ganhava tempo posicionando a barra do "Push-Back"

A319 chegou depois e saiu antes do E-190.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Fotos, Marcos Gomes.

Mais uma vez o leitor e contribuidor Marcos Gomes nos presenteou com belos registros de um E-190 da TRIP, por ângulos bastante incomuns do que são vistos por aqui. A aeronave matriculada PP-PJM, o quarto E-190  entregue a TRIP.

Vista da área frontal do TPS.

Embarcando no E-190 da TRIP.

Passando por frente da turbina.

PP-PJM, subindo pela traseira.

Leme do E-190.

Push-Back em direção da 13.

Adentrando na pista via taxiway "Alpha".

Subida.

Um dos melhores serviços de bordo no Brasil.

Cruzeiro.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

VC-2 FAB E-190.

Esteve em Londrina o avião de transporte presidencial para voos domésticos. A aeronave de modelo Embraer E-190 (VC-2) fez sua aproximação pela 13. As fotos não ficaram lá aquelas coisas (pra variar) mas o que vale é o registro!

Pátio até que movimentado para o meio de tarde.

O E-190 apareceu de surpresa.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Boeing 737-800 GOL.

Algumas fotos tiradas Sexta-Feira passada do voo das 13H10, um Boeing 737-800 da GOL, pousado por uma comandante, tocou macio no solo londrinense por volta das 13H06 na cabeceira 13. A aeronave matriculada PR-GTB estava com a pintura bem desbotada e sua fuselagem já mostrava marcas do uso intenso.

Próximo ao chão.

Adentrando ao pátio de aeronaves.

Porta aberta e aguardando a colocação da escada para o desembarque.

Leme com o laranja desbotando.

Motor CFM56-7.