sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Toque e Arremetida no SSOK

Durante o treinamento de Toque e Arremetida (Também conhecido como "TGL") no Aeroporto 14 Bis utilizamos o Circuito de Tráfego Padrão para a cabeceira 10 (Pela Esquerda), e Não Padrão (Pela direita) para pouso pela cabeceira 28 devido aos procedimentos de aproximação por instrumento realizados no SBLO.
Circuito de Tráfego Padrão.

As curvas devem ser de aproximadamente 90º para que o circuito fique o mais retangular possível. Como é um circuito de tráfego de voo visual (VFR) devemos pegar referências no solo e nos orientar por elas. No caso das curvas, pegamos uma referência na ponta da asa e colocamos no "nariz" do avião, fazendo assim em todas as curvas.

A altitude do circuito utilizada pelo padrão das escolas ali sediada é de 700ft AGL (Above Ground Level - Acima do Nível do Solo) também devido aos procedimentos de aproximação por instrumento realizados no aeroporto de Londrina. Dependendo da quantidade de tráfegos no local, o circuito de tráfego é prolongado, mas não foge a regra de ser retangular e curvas de aproximadamente 90º.


Perna do Vento da Cabeceira 10.
Como o 14 Bis (SSOK) não possui controle de tráfego aéreo, os circuitos são coordenados com as outras aeronaves em voo na região pela frequência de rádio-fonia livre (123,45 MHz). Sempre buscando o contato visual com o tráfego para maior segurança. Mesmo assim dependemos do SBLO já que o plano de voo é passado para a sala AIS do aeroporto de Londrina. Estabelecemos contato com o Controle Londrina após a decolagem, informando que está fora do solo para a manobra e novamente quando for para pouso completo, reportando o fim do voo.
Circuito Padrão cabeceira 10 SSOK.

Durante o circuito o Aluno-piloto deve realizar todos os check-lists a fim de executar o voo de forma correta, dentro dos padrões. Basicamente é o check Após decolagem, Cruzeiro (Voo nivelado), Pré-pouso, Arremetida e após o ultimo toque do voo, o check após pouso. E claro sempre de olho nos instrumentos do avião para manter os padrões e atento com a fonia.
Final 10 SSOK.
Os voos de toque e arremetida no SSOK é resumidamente isso, caso surgir alguma dúvida, críticas construtivas ou sugestões nos envie pelo Facebook, Email ou deixe nos comentários do post!

Imagens:
- Google Images
- Google Maps
- GoPro Hero 3+ (Aeronave Cessna 152 Volare escola de Aviação Civil)

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