sexta-feira, 12 de junho de 2015

Seção Contra Incêndio de Londrina

Como em qualquer outro aeroporto que tenha transporte regular de passageiro, o Aeroporto de Londrina possui uma Seção Contra Incêndio. A SCI (sigla para Seção Contra Incêndio) de Londrina, muitas vezes passa despercebida pelos passageiros que utilizam o terminal aéreo londrinense. Por esse motivo, o TMA Londrina traz com exclusividade um pouco da rotina diária de como funciona a SCI.
Equipe de bombeiros sempre preparada para entrar em ação
Atualmente, o nível de combate a incêndio do aeroporto de Londrina é classificado como 7, segundo as normas de certificação operacional da ANAC. Para isso, o aeroporto conta com dois caminhões "titulares" Iveco Magirus X6 Super Impact, dois "reservas" Iveco Magirus Impact, um Mitren e um carro de apoio a emergências.
Iveco Magirus X6 Super Impact
Basicamente a SCI funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e as equipes de bombeiros são divididas em três turnos, de 24 horas de trabalho por 48 de descanso. Os bombeiros estão subordinados ao Estado do Paraná enquanto todos os equipamentos são fornecidos pela Infraero. Cada turno conta com 7 bombeiros, especializados em combate a incêndio em aeronaves. Já a SCI é equipada com cozinha, dormitórios, sala de estar, academia e uma sala de rádio.

A equipe de bombeiros que atuam na SCI de Londrina contam com treinamentos diários, realizando teste do equipamento, tempo de reação, rodagem com os caminhões de bombeiros pela taxiway e pista, além de simulações periódicas para avaliar a eficiência no combate ao fogo. Essas simulações abrangem vários tipos de ocorrência, desde remoção de vítima a bordo de aeronaves, passando por remoção de aeronaves acidentadas na pista até o combate a incêndio por si próprio.
Simulação de combate a incêndio
Treinamento de combate a incêndio em aeronaves
Os caminhões "titulares", recém adquiridos pela Infraero, são de altíssima tecnologia. A começar pela sua capacidade de carregamento. Ao todo é possível abastecê-lo com 11.000 litros de água, com uma vazão máxima de 3.800 litros por minuto, outro tanque com 1.400 litros para armazenamento de liquido gerador de espuma além de um terceiro reservatório com capacidade de 250 Kg de pó químico. Eles são dotados de dois canhões, um de para-choque e um superior, que são comandados por um "joystick" e uma tela "touchscreen", além do controle manual em caso de pane do sistema principal. Todos esses agentes líquidos são bombeados através de um motor exclusivo Euro 5, possibilitando a movimentação do caminhão durante o combate do fogo. O caminhão é equipado com um Euro 5 que tira as 32 toneladas  do caminhão abastecido de 0 a 80 km/h em menos de 32 segundos! O Super Impact X6 também possui uma especie de inclinômetro, alertando para possíveis tombamentos em curvas acentuadas além de uma "caixa preta" onde são guardados as principais informações utilizados por uma equipe de manutenção quando necessário.
Controle automático de vazão dos reagentes
Controle Manual em caso de falha do principal
Alcance do jato d'água de até 70 metros
O motivo do aumento na categoria de combate a incêndio do Aeroporto de Londrina se deu por vários fatores. Os principais deles são: ter atingido a média de 1 milhão de passageiros nos últimos três anos, exigindo que o aeroporto se enquadrasse no RBAC 139 da ANAC. Esse processo, de uma forma geral falando, envolve uma avaliação do Serviço Especializado de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio, sendo feito um Atestado de Capacitação Operacional que gera uma nota de "A" a "F". Para se ter uma noção, o Aeroporto de Londrina é um dos melhores aeroportos classificados do Brasil, tendo alcançado a nota "B" nessa avaliação vale salientar que esta foi a maior nota dada pela ANAC até então. Além disso, por ter atingido essa quantidade de passageiros, o aeroporto de Londrina tem que se enquadrar com o Nível de Proteção Requerido Contra Incêndio igual a maior aeronave que opera em nosso aeroporto, no caso o Boeing 737-800.
Teste Tempo Resposta em caso de acidente na cabeceira mais distante
Carro de Resgate e Salvamento
Simulação de remoção de aeronave acidentada na pista
Basicamente é assim que funciona a SCI de Londrina, espero ter passado a ideia de como ela está muito bem equipada e os bombeiros bem preparados, sempre de prontidão para atender qualquer ocorrência. Gostaria de deixar o agradecimento ao Wander Melo Junior e Cezarino Zapata, por terem possibilitado a visita, ao Marcus Veggi por enviar as imagens dos treinamentos e pelas explicações feitas acerca da SCI, a todo o pessoal da Infraero e da equipe de bombeiros que nos acompanhou durante essa manhã. Deixamos essa postagem como uma pequena homenagem ao Dia dos Bombeiros (que será próximo dia 02/07) além do serviço prestado em prol da segurança de voo e da preservação da vida.

O nosso muito obrigado!

2 comentários:

  1. Segundo o ROTAER, Londrina é categoria 6 no combate a incêndio, Maringá categoria 7.

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    1. Marcelo, atente-se segundo NOTAM expedido pelo AISWEB. Londrina é categoria 7. Logo deverá constar no ROTAER.

      "AGA
      E3297/2014
      B 26/09/14 15:11
      C 24/12/14 23:59
      E SER COMBATE INCENDIO/SALVAMENTO MODIFICADO PARA CAT 7)"

      Abraços.

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