sábado, 18 de fevereiro de 2017

Homenagem ao Dia do Fiscal de Pátio


Conhecidos pela comunidade externa por termos irônicos como flanelinha de avião, manobrista, ou balizador, o Fiscal de Pátio possui amplas obrigações além do Marshalling (sinalização visual feita com raquetes que orientam o piloto a posicionar corretamente a aeronave em algum ponto do pátio ou parada em uma posição de estacionamento).


Para comemorar e homenagear os Fiscais de Pátio pelo seu dia, participei como “Fiscal de Pátio por um dia” em nome do TMA Londrina, através de autorização da INFRAERO, no Aeroporto Governador José Richa.


Durante as manhãs nos dias úteis da semana o Aeroporto de Londrina possui uma faixa de horário entre as 9 horas da manhã e 11 horas onde há seis movimentações de aeronaves de linha aérea, sendo 3 pousos e 3 decolagens de aparelhos diferentes (Airbus A320, Embraer 195 e ATR 72) o que possibilita uma melhor observação da atuação dos Fiscais. Foi nessa faixa horário que acompanhei de perto o trabalho incrível que é feito por esses profissionais que muitas vezes tem o mérito esquecido ou pouco conhecido por quem vê a aviação de fora.


Ao chegar no Aeroporto recebi um kit composto por colete reflexivo, protetores auriculares, um rádio para comunicação interna e crachá com credenciamento para poder ter acesso ao pátio de aeronaves. Adentrando no pátio, após passagem obrigatória por inspeção no "raio-x", fui conhecer a sala de pátio onde os fiscais dispõem de comunicação com os demais setores do aeroporto (Torre de Controle, Central de Operações Aéreas, etc), câmeras de vigilância que dão completa visão da movimentação do pátio e apoio as necessidades.


Foi naquela sala que fui apresentado ao Sr. Venâncio, um dos fiscais do aeroporto, que logo me deu orientações de segurança, explicou a delimitação do pátio e também contou sobre os deveres do Fiscal de Pátio e algumas experiências vividas por ele. 


O Fiscal de Pátio possui uma ampla área de atuação no pátio de um aeroporto e compete a ele o trabalho de fiscalizar toda a movimentação nos pátios de aeronaves e devidas inspeções afim de garantir a segurança operacional na relação homem e máquina. Para que um sinalizador de pátio efetue seu trabalho em plenas funções, o profissional deve estar sempre atento à movimentação de pessoas, veículos de apoio e aeronaves em operação, necessita também estar familiarizado com todas as áreas, sinalizações, posições e funções dos demais profissionais que estão atuando no embarque e desembarque de aeronaves. O regime de trabalho é feito em escalas e sempre há fiscais presentes no pátio durante qualquer movimentação que esteja ocorrendo. 


Além de atender as aeronaves de companhias aéreas o Fiscal também está presente na chegada, sinalização, posicionamento da aeronaves e orientação prestadas aos pilotos das aeronaves de aviação geral que venham a utilizar o pátio.



A movimentação no solo é intensa para receber uma aeronave de linha aérea e os fiscais devem estar posicionados em lugares estratégicos para acompanhar toda a movimentação no solo, ainda mais por causa de uma das posições do pátio que está em obras com máquinas e homens trabalhando, o que torna a vigília constante para que não haja exposição ao perigo.


Quando a aeronave está prestes a taxiar para a posição de estacionamento o fiscal toma posição no centro da linha que indica o exato local onde a aeronave deverá ficar posicionada para correto encaixe do Sistema Elo, conhecido também como Mamuth. Além do fiscal, vários profissionais aguardam na área de segurança a chegada da aeronave como o pessoal de rampa, mecânicos, auxiliares e o abastecimento.


Quando a aeronave para na posição correta e corta os motores inicia-se uma cadeia de eventos muito interessante de se observar, feita de maneira ágil e assertiva por todos os profissionais envolvidos na operação de desembarque e embarque de centenas de quilos em bagagens e equipamentos. Mantendo a devida cautela, devido a movimentação de passageiros, pessoal de solo e o manuseio de combustível, novamente entra em cena o Fiscal de Pátio que acompanha todo esse processo e também acompanha o desembarque dos passageiros.


Após a aeronave ser reabastecida o fiscal inspeciona a área ao redor da aeronave em busca de qualquer inconformidade com os padrões ou objetos que possam expor ao perigo. Após o fechamento das portas da aeronave, o desacoplamento do Elo e a remoção dos calços da aeronave, novamente, o pessoal de solo retorna as áreas de segurança e aguardam o pushback das aeronaves que sempre é feito em paralelo a trajetória da aeronave até próximo da “Red Line” no pátio fiscalizando a saída da aeronave e em busca de qualquer inconformidade.

"Localização da Red Line"


O fiscal também executa inspeções periódicas de pista em busca de algo que possa pôr em risco a aeronave no momento crítico da rolagem de decolagem e/ou pouso das aeronaves. Busca-se objetos estranhos (F.O.) na pista para que seja evitado o famoso Dano por Objeto Estranho (F.O.D), também, é observado se há afundamento, rachaduras ou buracos no asfalto da pista provocados pela movimentação das aeronaves. Tudo o que for achado é recolhido e relatórios são feitos.


No final da minha experiência pude rapidamente conhecer o sistema de pista do aeroporto e as áreas que são observadas durante a inspeção de pista, como os auxílios de sinalização verticais, auxílios luminosos e de navegação. A ultrapassagem da "Red Line" no pátio deve ser feita apenas mediante a autorização da Torre de Controle, durante todo o trajeto o fiscal mantem-se atento as instruções da torre e ciente dos tráfegos no circuito do aeródromo, para pouso, decolagem ou toque e arremetida.


Para se tornar um Fiscal de Pátio é necessário que o interessado ingresse em cursos para atuar na função. O Curso de Formação de Fiscais de Pátio e Pistas (CFP) é oferecido pela Secretaria de Aviação Civil e abre vagas periódicas através do site oficial (clique aqui para acompanhar). Para se candidatar a vaga de Fiscal de Pátio em aeroportos de administração pública, como Londrina e Maringá, somente será possível através de Concurso Público.


Durante a visita pude observar minunciosamente o trabalho dos fiscais e espero passar através desse "relato" um pouco do importantíssimo trabalho desses profissionais e que sem eles a movimentação segura e eficiente das aeronaves não seria possível. Gostaria de deixar um agradecimento especial ao Wander Melo Júnior pela idealização e convite, aos fiscais Venâncio dos Santos, Nilson Lira, Nei Fabiano e todos os demais, mas não menos importantes, que me acompanharam e transmitiram suas experiências durante a visita. Agradecimentos também ao pessoal de solo da INSOLO, LATAM , AZUL e INFRAERO pela confiança, cordialidade e ensinamentos.


Em nome da Equipe TMA Londrina, nós parabenizamos todos os Fiscais de Pátio pelo seu dia! 

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