sexta-feira, 2 de junho de 2017

Últimos registros de maio - PARTE I - Manhã fria de final de outono

Chegamos em Junho, meio de ano, como esse ano está passando rápido, não é verdade? Com a aproximação do Inverno, a luz proveniente do sol refletida na fuselagem das aeronaves fica perfeita para fotografar na praça da cabeceira da pista 13 e para quebrar o desagradável jejum no qual estava passando, sem fotografar por semanas, fui até a THR (cabeceira) 13 registrar o movimento nas manhãs dos dias 29 e 31 de maio, onde registrei "de tudo um pouco", inclusive uma aeronave militar que permaneceu em manutenção por um dia em Londrina e um Airbus A320 da LATAM que fazia um voo de Brasília para Campo Grande e alternou pouso em Londrina devido a um intenso nevoeiro que suspendeu os pousos em SBCG (ICAO do Aeroporto de Campo Grande).

PARTE I - Manhã fria de final de outono (29/05)

"Airbus A319, matrícula PT-TMG, na curta final da pista 13"
A primeira fotografia daquela manhã registrou a passagem do Airbus A319, matrícula PT-TMG, para pouso na pista 13. Era o voo TAM/JJ 3763 vindo de Congonhas na capital paulista. A aeronave havia solicitado ao Controle Londrina a possibilidade de pousar na pista 31, porém devido ao sequenciamento de tráfego foi-lhes negado a autorização e o mesmo aproximou e pousou na 13. 

"Pátio do Aeroporto de Londrina as 09:30 da manhã, ATR 72 da AZUL e A319 da LATAM no pátio"
Logo após o Tango Mike Golf estacionar em sua posição, registrei essa fotografia do pátio de Londrina naquele momento com as duas aeronaves separadas por mais uma posição no Elo. O ATR 72-600, matricula PR-TKI, estava sendo preparado para seguir voo para Curitiba enquanto o pessoal de solo da LATAM preparava a aeronave para efetuar o desembarque dos passageiros de Congonhas. 

"SENECA V na posição Geral sendo preparado para voo"
Enquanto isso, um SENECA V PA-34-220T estava sendo preparado para voo no pátio da aviação geral.
"Beechcraft Bonanza A36, matrícula PR-OSD, taxiando para o Ponto de Espera da RWY13"
Durante um curto período de inatividade, o Bonanza Papá Romeo - Oscar Sierra Delta, já registrado em outras vezes, solicitou taxi para decolagem e prosseguiu até o ponto de espera da RWY13. 

"Beechcraft A36 Bonanza Jaguar Edition, matricula PR-OSD, no Ponto de Espera da RWY13"
O OSD é um Bonanza edição Jaguar e uma bela aeronave que dispõe de um motor Continental IO-550B de 300 hp.

"Baron G58, matrícula PR-JRH, ingressando na RWY13 para decolagem"
Outra bela aeronave com pintura característica da Beechcraft, que registrei naquela manhã, foi o Baron G58, matrícula PR-JRH, bastante comum de ser visto em Londrina, uma curiosidade interessante nele é que a aeronave possui ADS-B, aparecendo no FlightRadar 24. 

"Piper Seneca V, matrícula PR-AKK, ingressando na pista 13 para decolagem"
Mais uma aeronave da geral registrada naquela manhã foi o Papá Romeo - Alpha Kilo Kilo, um Seneca V da Piper. 

Nesse meio tempo tive uma surpresa muito boa na praça da 13, um senhor estacionou seu carro próximo de onde eu estava e foi passear com uma cachorrinha, um pouco desconfiado com a minha presença, porém ao me ver fotografando, ele me perguntou se eu estava lá para fotografar as máquinas e logo puxou conversa, contando suas décadas trabalhando na aviação e os 20 anos em que trabalhou como mecânico de aeronaves no Aeroporto de Londrina, inclusive os quatro acidentes que ele sofreu trabalhando em Mato Grosso no garimpo! Fantásticas histórias contadas pelo Senhor Ivo, as quais me fizeram esquecer de fotografar com muito gosto. 

"Embraer 195, matrícula PR-AUJ, na final da RWY13"
A terceira aeronave de linha aérea que registrei naquela manhã foi o Embraer 195, matrícula PR-AUJ, da Azul nomeado "Cmte. Omar Fontana, Pioneiro da Aviação", cumprindo o voo AZU/AD 2478 proveniente de Curitiba para Londrina com destino final a Cuiabá. 

"ATR 72-600, matrícula PR-TKI, finalizando o pushback e acionamento"
O ATR 72-600, matrícula PR-TKI, da Azul finalizou seu pushback e acionamento após o pouso do Alpha Uniforme Juliet. 

"ATR 72-600, matrícula PR-TKI, da Azul Linhas Aéreas ingressando na pista 13"
O AT72, Tango Kilo India, após rápido acionamento já recebeu autorização para prosseguir taxi e alinhar na cabeceira da pista 13 quando o registrei na foto acima. 

"ATR 72-600, matrícula PR-ATU, sobre a praça da cabeceira 13"
Para pouso veio o ATR 72-600, matrícula PR-ATU nomeado de "Azul Anil", da Azul no voo AZU/AD 9212 procedente de Viracopos. 

"ATR 72-600, matrícula PR-ATU, taxiando para a posição de estacionamento no pátio"
Para finalizar essa parte da publicação, deixo essa foto do ATR 72-600, matrícula PR-ATU, taxiando para a posição de número 05 do pátio de Londrina.

Até a PARTE II!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário