segunda-feira, 5 de junho de 2017

Últimos registros de maio - PARTE II - Final da manhã e início de tarde

PARTE II - Final da manhã e início de tarde (29/05)

A Azul, utilizando o ATR 72, é sempre a companhia que efetua o embarque e desembarque mais rápido em Londrina e nesse dia não foi diferente, tão logo os passageiros de Viracopos desembarcaram, os passageiros para Campinas foram liberados para embarque imediato no Papá Romeo - Alpha Tango Uniforme, "Azul Anil", que cumpriu o voo AZU/AD 9215. 

"ATR 72-600, PR-ATU, e Bonanza F33A, matrícula PT-WBN, no pátio de Londrina"
Enquanto o embarque dos passageiros era feito no ATU, o Beech Bonanza F33A, matrícula PT-WBN, taxiou para decolagem até o ponto de espera da taxiway Alpha. 

"Beech Bonanza, matrícula PT-WBN, aguardando no ponto de espera"
O Papa Tango - Whisky Bravo November também pode ser considerado comum de vê-lo em Londrina, devido ao Mode-S de seu transpônder ele também aparece no FlightRadar24 quando há a multilateração dos radares do site captando os sinais enviados pela aeronave. Na foto acima, registrei-o aguardando no ponto de espera da RWY13 aguardando autorização para ingresso e decolagem. 

"ATR 72-600, matrícula PR-ATU, finalizando o pushback e saindo do Hotel mode"
Aeronave abastecida, passageiros embarcados, documentos a bordo, autorização de voo recebida, pronto para o pushback e acionamento! Gostei muito da composição dessa foto, as vezes nos preocupamos em enquadrar a aeronave sem cortes e acabamos perdendo cenas interessantes, como esta, pode-se notar a diferença nos ângulos das hélices dos motores com número 2 acionado (esquerda da foto) e o motor número 1 acionando, além do pessoal da insolo terminando de efetuar o pushback sob supervisão do técnico da Azul. 

"ATR 72-600, matrícula PR-ATU, no ponto de espera da RWY13"
Não poderia deixar de registrar o ATR nessa posição, uma das melhores para fotografar, pois a luz atinge quase toda a superfície da aeronave revelando todos os detalhes, inclusive, a sujeira na fuselagem da aeronave e as imperfeições. 

"Baron G58, PR-AFG, na final da RWY13"
Mais uma aeronave da aviação geral bastante comum de ser vista em Londrina, o Baron G58, matrícula Papa Romeo - Alpha Foxtrot Golf, que aproximou e pousou na RWY13. 

"King Air C90A, matrícula PT-WZC, da UNIAIR 
Não poderia faltar o registro de um "King" naquele dia e quem veio preencher essa lacuna foi o Papa Tango - Whisky Zulu Charlie, C90A, da UNIAIR em serviço aeromédico.

"Socata TBM-850, matrícula PP-PIV, na curta final da RWY13"
Depois de vários minutos de inatividade, acompanhando somente a fonia através de meu rádio, ouvi uma matricula diferente e logo fui conferir no FlightRadar24, era o Papa Papa - Papa India Victor, um TBM 850 (700N), considerado uma das aeronaves monomotoras turboélice mais rápidas do mundo. O PIV fez uma aproximação veloz e pousou na RWY13, detalhe no fundo da fotografia o rastro de condensação do Boeing 787-9 da LATAM. 

"Boeing 787-9, matrícula CC-BGB, da LATAM Chile, na vertical do Aeroporto de Londrina"
O voo LAN750, operado pelo Boeing 787-9 da LATAM Chile, passou no FL410 proveniente de Santiago do Chile com destino a São Paulo - Guarulhos, deixando um longo rastro de condensação que demorou a dissipar na atmosfera. 

"Bonanza V35B, matrícula PR-KID, na curta final da RWY13"
Mais uma aeronave da aviação geral pousando, uma "criança" (KID) na aproximação final da RWY13, foi o Papa Romeu - Kilo India Delta, um Bonanza V35B.

"Boeing 737-76N, matrícula PR-GIH, operado pela GOL Linhas Aéreas"
O Boeing 737-76N, com winglets, da GOL estava cumprindo o voo GLO/G3 1164 procedente de Congonhas, pousou com quase uma hora de atraso devido ao mau tempo presente em São Paulo. 

"Boeing 737-8EH, matrícula PR-GXU, operado pela GOL Linhas Aéreas"
Seguido do Papa Romeo - Golf India Hotel, o Golf X-Ray Uniforme aproximou e pousou na pista 13 com a diferença de poucos minutos do GIH. O GXU cumpria o voo GLO/G3 1102, procedente de Guarulhos, pousando com poucos minutos de atraso em solo londrinense. 

"Pátio de Londrina às 13:47 da tarde, Boeing 737-700 e -800, esquema antigo e novo da GOL"
A última fotografia na pracinha registrou os dois Boeing 737, lado a lado, no pátio do aeroporto em composição com a Torre. 

"Embraer 195, matrícula PR-AXF, pousando na RWY13"
Depois de passar várias horas na praça da cabeceira da pista 13, resolvi mudar de ponto e tentar algumas pannings nas margens da Avenida Salgado Filho, a luz estava totalmente desfavorável, mas achei interessante compartilhar o resultado. A primeira aeronave a ser registrada foi o Embraer 195, matrícula Papa Romeo - Alpha X-Ray Foxtrot, nomeado "Azul Acima De Tudo", cumprindo o voo AZU/AD 5128 procedente de Curitiba com retorno imediato para a origem.

"Pátio do Aeroporto de Londrina às 14:10 com 5 aeronaves no enquadramento"
O relógio marcava 14:10 local quando registrei nessa fotografia 5 aeronaves no mesmo enquadramento, da esquerda para a direita, Socata TBM 850 de matrícula PP-PIV, Embraer 195 PR-AXF, Boeing 737-700 PR-GIH, Boeing 737-800 PR-GXU e Cirrus SR20 PR-PRF. 

"Cirrus SR20, matrícula PR-PRF, decolando da RWY13"
Da oficina OUTRA seguiu para decolagem o Cirrus SR20, matrícula PR-PRF, com janelas escurecidas. 

"Boeing 737-76N, matrícula PR-GIH, na corrida para decolagem"
O GIH decolou exatamente às 14:17 local e utilizou quase toda a extensão da pista para sair do chão. A luz estava completamente desfavorável e para não perder o registro o resultado foi o registro acima.
"Embraer 810D, matrícula PT-VQH, decolando da RWY13"
Já estava guardando o equipamento quando o Seneca, da fotografia acima, solicitou autorização para ingresso e decolagem da pista 13. Não perdi a chance e fotografei a máquina decolando. Segundo consta no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro), o Papa Tango -  Victor Quebec Hotel é um Embraer 810D, ou Sêneca III, privado. 

"Boeing 737-800, matricula PR-GXU, na corrida para decolagem"
E para finalizar os registros desse dia e, também, dessa parte da publicação, deixo essa foto do GXU na corrida para decolagem na pista 13. O GXU, por ter um motor mais forte, utilizou menos pista que o GIH para decolar com destino ao Aeroporto de Guarulhos. 

Até a Parte III!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário