PARTE II - Final da manhã e início de tarde (29/05)
A Azul, utilizando o ATR 72, é sempre a companhia que efetua o embarque e desembarque mais rápido em Londrina e nesse dia não foi diferente, tão logo os passageiros de Viracopos desembarcaram, os passageiros para Campinas foram liberados para embarque imediato no Papá Romeo - Alpha Tango Uniforme, "Azul Anil", que cumpriu o voo AZU/AD 9215.
"ATR 72-600, PR-ATU, e Bonanza F33A, matrícula PT-WBN, no pátio de Londrina" |
Enquanto o embarque dos passageiros era feito no ATU, o Beech Bonanza F33A, matrícula PT-WBN, taxiou para decolagem até o ponto de espera da taxiway Alpha.
"Beech Bonanza, matrícula PT-WBN, aguardando no ponto de espera" |
O Papa Tango - Whisky Bravo November também pode ser considerado comum de vê-lo em Londrina, devido ao Mode-S de seu transpônder ele também aparece no FlightRadar24 quando há a multilateração dos radares do site captando os sinais enviados pela aeronave. Na foto acima, registrei-o aguardando no ponto de espera da RWY13 aguardando autorização para ingresso e decolagem.
"ATR 72-600, matrícula PR-ATU, finalizando o pushback e saindo do Hotel mode" |
Aeronave abastecida, passageiros embarcados, documentos a bordo, autorização de voo recebida, pronto para o pushback e acionamento! Gostei muito da composição dessa foto, as vezes nos preocupamos em enquadrar a aeronave sem cortes e acabamos perdendo cenas interessantes, como esta, pode-se notar a diferença nos ângulos das hélices dos motores com número 2 acionado (esquerda da foto) e o motor número 1 acionando, além do pessoal da insolo terminando de efetuar o pushback sob supervisão do técnico da Azul.
"ATR 72-600, matrícula PR-ATU, no ponto de espera da RWY13" |
Não poderia deixar de registrar o ATR nessa posição, uma das melhores para fotografar, pois a luz atinge quase toda a superfície da aeronave revelando todos os detalhes, inclusive, a sujeira na fuselagem da aeronave e as imperfeições.
"Baron G58, PR-AFG, na final da RWY13" |
Mais uma aeronave da aviação geral bastante comum de ser vista em Londrina, o Baron G58, matrícula Papa Romeo - Alpha Foxtrot Golf, que aproximou e pousou na RWY13.
"King Air C90A, matrícula PT-WZC, da UNIAIR |
Não poderia faltar o registro de um "King" naquele dia e quem veio preencher essa lacuna foi o Papa Tango - Whisky Zulu Charlie, C90A, da UNIAIR em serviço aeromédico.
"Socata TBM-850, matrícula PP-PIV, na curta final da RWY13" |
Depois de vários minutos de inatividade, acompanhando somente a fonia através de meu rádio, ouvi uma matricula diferente e logo fui conferir no FlightRadar24, era o Papa Papa - Papa India Victor, um TBM 850 (700N), considerado uma das aeronaves monomotoras turboélice mais rápidas do mundo. O PIV fez uma aproximação veloz e pousou na RWY13, detalhe no fundo da fotografia o rastro de condensação do Boeing 787-9 da LATAM.
"Boeing 787-9, matrícula CC-BGB, da LATAM Chile, na vertical do Aeroporto de Londrina" |
O voo LAN750, operado pelo Boeing 787-9 da LATAM Chile, passou no FL410 proveniente de Santiago do Chile com destino a São Paulo - Guarulhos, deixando um longo rastro de condensação que demorou a dissipar na atmosfera.
"Bonanza V35B, matrícula PR-KID, na curta final da RWY13" |
Mais uma aeronave da aviação geral pousando, uma "criança" (KID) na aproximação final da RWY13, foi o Papa Romeu - Kilo India Delta, um Bonanza V35B.
"Boeing 737-76N, matrícula PR-GIH, operado pela GOL Linhas Aéreas" |
O Boeing 737-76N, com winglets, da GOL estava cumprindo o voo GLO/G3 1164 procedente de Congonhas, pousou com quase uma hora de atraso devido ao mau tempo presente em São Paulo.
"Boeing 737-8EH, matrícula PR-GXU, operado pela GOL Linhas Aéreas" |
Seguido do Papa Romeo - Golf India Hotel, o Golf X-Ray Uniforme aproximou e pousou na pista 13 com a diferença de poucos minutos do GIH. O GXU cumpria o voo GLO/G3 1102, procedente de Guarulhos, pousando com poucos minutos de atraso em solo londrinense.
"Pátio de Londrina às 13:47 da tarde, Boeing 737-700 e -800, esquema antigo e novo da GOL" |
A última fotografia na pracinha registrou os dois Boeing 737, lado a lado, no pátio do aeroporto em composição com a Torre.
"Embraer 195, matrícula PR-AXF, pousando na RWY13" |
"Pátio do Aeroporto de Londrina às 14:10 com 5 aeronaves no enquadramento" |
O relógio marcava 14:10 local quando registrei nessa fotografia 5 aeronaves no mesmo enquadramento, da esquerda para a direita, Socata TBM 850 de matrícula PP-PIV, Embraer 195 PR-AXF, Boeing 737-700 PR-GIH, Boeing 737-800 PR-GXU e Cirrus SR20 PR-PRF.
"Cirrus SR20, matrícula PR-PRF, decolando da RWY13" |
Da oficina OUTRA seguiu para decolagem o Cirrus SR20, matrícula PR-PRF, com janelas escurecidas.
"Boeing 737-76N, matrícula PR-GIH, na corrida para decolagem" |
O GIH decolou exatamente às 14:17 local e utilizou quase toda a extensão da pista para sair do chão. A luz estava completamente desfavorável e para não perder o registro o resultado foi o registro acima.
"Embraer 810D, matrícula PT-VQH, decolando da RWY13" |
Já estava guardando o equipamento quando o Seneca, da fotografia acima, solicitou autorização para ingresso e decolagem da pista 13. Não perdi a chance e fotografei a máquina decolando. Segundo consta no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro), o Papa Tango - Victor Quebec Hotel é um Embraer 810D, ou Sêneca III, privado.
"Boeing 737-800, matricula PR-GXU, na corrida para decolagem" |
E para finalizar os registros desse dia e, também, dessa parte da publicação, deixo essa foto do GXU na corrida para decolagem na pista 13. O GXU, por ter um motor mais forte, utilizou menos pista que o GIH para decolar com destino ao Aeroporto de Guarulhos.
Até a Parte III!!
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