sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O que é o Plane Spotting?!

Plane Spotting é a prática de fotografar aeronaves, planadores, balões, dirigíveis, helicópteros e ultraleves. Os spotters (fotógrafos profissionais ou entusiastas da aviação) se reúnem em grupos ou individualmente ao redor do aeroporto afim de fotografar e observar as aeronaves. Os registros são feitos desde câmeras de celulares até potentes DSLR's.

A origem do Plane Spotting vem da 2ª Guerra Mundial, onde essas pessoas ficavam encarregadas de observar e alertar possíveis ataques aéreos. Hoje é um hobby praticado em quase todo o mundo e na Europa existem locais exclusivos dentro do próprio aeroporto para se fotografar.

Cada vez mais surgem pessoas dispostas a fotografar aeronaves como hobby

Já no Brasil, Guarulhos tem um local exclusivo para esse fim, no sétimo piso de um edifício garagem, localizado a 800 metros da pista de pouso. Para ter acesso ao local, os spotters são registrados, afim de haver um controle de quem frequenta o local.

Uma ideia interessante seria fazer o mesmo aqui em Londrina!

Assim como já foi publicado no Blog LDB Spotter em um outro momento, uma postagem com os melhores Pontos de Spotter em Londrina, pretendo futuramente, indicar os melhores locais para se tirar fotografias das Aeronaves em Londrina, além de algumas dicas e cuidados a serem tomados para realizar uma boa foto.


  • Dica número 1: Preocupação com sua saúde! Como em Londrina praticamente não existe mais o "fog" europeu que rendeu o nome à cidade, é sempre válido e necessário se proteger do clima. Para dias quentes, protetor solar, óculos escuros, calças jeans, tênis, bonés e camisas com cores claras ajudam a proteger do Sol. Não se esqueça de se hidratar o mais frequentemente possível, evitando a insolação. Tome cuidado com animais peçonhentos e leve repelente afim de evitar mosquitos. E na hora da fotografia, se perto do muro, cuidado com o arame farpado!
Com o Sol não se brinca! Se proteja!
  • Dica número 2: Preocupação com sua segurança! Você pode estar equipado com seu "simples" celular ou até mesmo com sua potente DSLR, infelizmente pode haver pessoas de má índole querendo se apropriar do que é seu. De preferência, evite fotografar sozinho. Fique sempre atento a qualquer movimento e planeje uma rota de fuga caso aviste o perigo com antecedência. Caso você seja surpreendido, NUNCA em hipótese alguma, reaja a um assalto. Sua câmera por mais cara que seja, não chega nem perto ao valor da sua vida!
Fique atento antes e depois de fotografar uma aeronave!
  • Dica número 3: Procure pesquisar e aprender ao máximo sobre a aviação. Ninguém tem a obrigação de saber de tudo, (menos o Prof. Jonas rs...), porém conhecimento nunca é demais! Há um velho ditado na aviação que é assim "Na vida, quanto mais se vive, mais se aprende. Na aviação, quanto mais se aprende, mais se vive" claro, fotografar tem seus riscos, menores do que a aviação, porém leve esse ditado como uma forma de incentivo aos estudos! Procure sempre perguntar e não tenha receio de tirar dúvidas!
"Airbus da Gol ou Boeing A320 da TAM?" Não confie na imprensa!
  • Dica número 4: Cuide do seu equipamento fotográfico e procure aprender sobre fotografia! Medidas de precaução evitam danos e prolongam a vida do seu equipamento. Procure aprender sobre técnicas fotográficas utilizadas especificamente para o Plane Spotting. Logo mais faremos um post exclusivo sobre uma introdução rápida a fotografia e discussões gerais sobre técnicas de enquadramento e técnicas de edição da imagem.
Com técnicas fotográficas suas imagens melhoram cada vez mais!
  • Dica número 5: Saiba quais tipos de aeronaves você pretende fotografar! Separe uma tabela com os horários dos voos, caso comercias, podem ser acessados aqui. Na aviação geral, por termos duas oficinas de manutenção, dois taxis aéreos além de um dos mais antigos aeroclubes do Brasil todo, a aviação geral é quase sempre presente em todos os horários de funcionamento do aeroporto.
Comercial, executiva ou geral? Você decide!
É isso aí pessoal, logo mais pretendo elaborar uma postagem completa e com fotos dos demais pontos de spotting em Londrina, além de um mapa com as melhores posições em relação a cidade e ao aeroporto. Quero agradecer ao Wilson Júnior, autor do LDB Spotter por autorizar futuramente parte do conteúdo que iremos citar.

Não percam também, futuras postagens com enfoque em técnicas fotográficas afim de aprimorar seu Plane Spotting. Espero que essa postagem tenha sido de grande utilidade aos nossos leitores e possa gerar bons frutos! Caso eu tenha me esquecido de algum detalhe importante, não exite em deixar seu comentário! Estamos abertos a críticas, sugestões e elogios!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário